Triorganizada | Você organiza. E a sua família?
Você comemora com sucesso a sua organização, mas quando olha para o lado se depara com papeis e brinquedos espalhados. O que fazer?
bagunça, criança, brinquedos, como organizar, como ensinar criança, organização da família
16726
post-template-default,single,single-post,postid-16726,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Você organiza. E a sua família?

Você comemora com sucesso a sua organização, mas quando olha para o lado se depara com os brinquedos espalhados e o excesso de papeis do seu companheiro(a). O que fazer?

Não desanime. E também não se frustre com a desorganização da sua família, principalmente dos filhos.

Temos que ter em mente que a organização é um hábito, assim como aprender a escovar os dentes ou andar de bicicleta. Não acontece de uma hora pra outra, num piscar de olhos. Mesmo nós, quando mudamos alguma coisa de lugar, demoramos um tempo para nos acostumar com o novo lugar, não é mesmo? Quantas vezes você já se pegou abrindo algum armário e, ops, esqueceu-se de que havia colocado um objeto que ali ficava em outro lugar? Comigo também acontece!

O importante é fazer a sua parte e ir mostrando para a família os benefícios da organização na sua vida. A organização vai provocando uma reação em cadeia e a sua família irá perceber isso no dia a dia, quando procurar alguma coisa e não encontrar, quando perceber as suas coisas no lugar, organizadas…dá uma sensação boa.

Não adianta também ir organizando tudo, tirando do lugar ou jogando fora as coisas dos outros em segredo. Quando descobrirem a sua estratégia, a desavença estará lançada, podendo afetar até a sua moral… muito pior do que a bagunça!

Isso não significa que você deve ignorar a bagunça na sua volta. Você pode organizar os espaços de uso comum, como a sala e cozinha, combinando com todos a tarefa de cada um recolher os próprios pertences espalhados ou dividir as tarefas da casa.

Lavar_louça-disfarça_bagunça

Foto: Google

Principalmente em relação às crianças, a organização deve fazer parte da educação. E, pra isso, é preciso ensinar como fazer.

Pequenas ações como devolver as coisas e os brinquedos para o lugar após o uso ou brincadeira, colocar a roupa suja no cesto e doar algum brinquedo quando ganhar outro, já ajudam muito a criança a criar o hábito de organizar.

“Crianças que conseguem pegar seus brinquedos onde eles estão guardados são capazes também de guarda-los no mesmo lugar. Só não o fazem porque não lhes ensinaram.”

(Içami Tiba – Pais e educadores de alta performance)

Crianças organizando

Foto: Google

Confira 7 dicas simples para ensinar a criança a organizar nesse post: Organização também é coisa de criança!

Apenas faça a sua parte e dê o exemplo. Os outros irão se inspirar também. Acredite!

triorganizada
fabiana@triorganizada.com.br

Fabiana Machado.
Consultora em organização.