Triorganizada | Por que a organização financeira não funciona?
Por que não nos organizamos para economizar e investir na nossa qualidade de vida? Por que continuamos a comprar em vez de economizar? Descubra.
organização financeira, dinheiro, planejamento, contas, dinheiro, dívida, arquétipos do dinheiro
17400
post-template-default,single,single-post,postid-17400,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Por que a organização financeira não funciona?

Sempre achei que uma forma de ajudar a organizar as finanças era evitar o desperdício dentro de casa. Uma fórmula simples:

Você compra o que precisa consumir e não gasta com produtos e alimentos em excesso, que serão desperdiçados. Com isso, você economiza dinheiro para investir nas férias de fim de ano ou pagar as contas extras de Natal, material escolar e IPTU, ou quitar uma dívida. Uma questão de consciência somada à simples organização.

Mas, se é tão simples e lógico assim, por que não funciona? Por que não nos organizamos para economizar e investir na nossa qualidade de vida? Por que continuamos a comprar em vez de economizar?

Porque não é lógico! Ou seja, não é tão racional assim. A nossa mente não está programada para agir de forma tão racional. O nosso comportamento é diferente: se sobrar um dinheiro na compra, levamos algum produto mais caro ou gastamos com supérfluo.

Agimos de forma emocional. E, na maioria das vezes, agimos de acordo com as nossas crenças e valores recebidos ao longo de toda a nossa vida. É a nossa herança inconsciente que impacta no nosso comportamento financeiro.

Por isso, ganhar mais dinheiro pode não ser a solução dos nossos problemas financeiros. Na medida que ganhamos mais, consumimos mais, pois associamos a nossa felicidade a ter cada vez mais bens materiais (e até mais caros), como se o nosso valor pessoal fosse o que temos.

A organização e o planejamento financeiro são fundamentais, mas é importante levar em consideração que lidar com o dinheiro vai além, pois está associado às nossas emoções, energia, sentimentos e padrões de comportamento, que influenciam diretamente nas nossas decisões financeiras.

E tenho visto isso diariamente nos processos de coaching financeiro que realizamos antes de iniciar o planejamento financeiro.

Então, antes de começar a se organizar e planejar financeiramente, identifique os seus padrões ao lidar com o dinheiro. Porque pode ser difícil fazer um planejamento ou dar sequência a longo prazo se não sabemos identificar o nosso comportamento. Se bater aquela ansiedade ou nervosismo ao ter que controlar as suas receitas e despesas, certamente tem muito mais do que dinheiro envolvido.

E você…como age quando o assunto é dinheiro?

Clique aqui e descubra! E comece agora o seu planejamento com sucesso!

E se precisar de uma ajuda, é só me avisar!

triorganizada
fabiana@triorganizada.com.br

Fabiana Machado.
Consultora em organização.