Triorganizada | O verdadeiro sentido da organização
64
post-template-default,single,single-post,postid-64,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

O verdadeiro sentido da organização

O objetivo de organizar um espaço ou ambiente é trazer praticidade, facilidade, funcionalidade e economia (de tempo e dinheiro) para o dia a dia. Mas, a essência da organização é tornar mais leve, mais prazeroso e harmonioso o seu lar ou local de trabalho. É trazer bem-estar!

Isso porque não é simplesmente jogar fora o que está estragado, não usa mais, etc., mas eliminar os excessos para abrir espaço para o novo, eliminar as tralhas que representam peso e atravancam o fluxo de energia da vida.

É permitir perceber que pode adquirir algo, usar, desfrutar, deliciar-se e, quando não mais precisar, agradecer e saber passar adiante, dividir, doar para quem precisar ou, simplesmente, desfazer-se, desapegar e deixar ir.

É também mostrar que não basta adquirir objetos organizadores para organizar a vida, mas sim adquirir e consumir o que realmente precisa. E saber comprar e renovar, desfazendo-se do velho, do que não serve; na verdade, desfazer-se do físico, do material, e ficar apenas com a lembrança (se for boa) ou se despedir de vez do que for ruim, deixando a lembrança, o sentimento negativo ir embora com o objeto.

Organizar um ambiente, um espaço físico, representa mais do que colocar objetos no lugar; representa colocar a vida no lugar, o buscar constante ou, ao menos desejável, de bem-estar, de harmonia, de viver bem internamente, para conseguir executar com equilíbrio as tarefas do dia a dia.

Arrumamos o físico para ajudar o espiritual, o interior, o psicológico. Objetos em excesso, amontoados e sem utilidade atrapalham o fluxo de energia e podem fazer a vida estagnar.

Percebemos que a limpeza de um roupeiro, sala ou cozinha, vai além de dobrar corretamente uma roupa ou passar um pano úmido sobre os móveis; representa a limpeza de energia do ambiente, purificando e renovando o local.

Aproveita-se para limpar o baú da alma, tirar o pó da essência da vida, deixando desabrochar os bons sentimentos, em busca da evolução humana.

Além disso, estimula-se com a organização a caridade, doando, preocupando-se com o próximo, ajudando, sendo solidário. E, como disse Chico Xavier, “a caridade é um exercício espiritual…quem pratica o bem coloca em movimento as forças da alma”.

Organizar faz refletir, movimenta a energia e proporciona muito, muito bem-estar!

Vale a pena organizar! E pra você, qual o benefício da organização na sua vida?

Leia também: Isso me traz alegria?

 

triorganizada
fabiana@triorganizada.com.br

Fabiana Machado.
Consultora em organização.