Triorganizada | 12 dicas para ter uma cozinha bonita e prática
128
post-template-default,single,single-post,postid-128,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

12 dicas para ter uma cozinha bonita e prática

A cozinha deixou de ser um lugar de mero preparo e estoque dos alimentos. Passou a ser o lugar de receber amigos e desfrutar de prazeres e sabores enquanto se prepara, com simplicidade ou requinte, um delicioso prato ou refeição. Cozinhar tornou-se tendência e a cozinha passou a ser palco dessa boa arte, inclusive sendo integrada à sala da casa. Com isso, manter o ambiente bonito e organizado é fundamental!

Mas, para os adeptos ou não dessa moda gourmet, a organização sempre foi uma grande aliada na cozinha para garantir mais praticidade e facilidade na hora de cozinhar, lavar louça, fazer as refeições, estocar alimentos, etc. E não há mistérios para organizar!

O segredo para organização da sua cozinha é planejar!

Primeiro, pense em armazenar os objetos próximos das atividades realizadas na cozinha. E, depois, aposte em organizadores! Essa dica facilitará muito o dia a dia. Confira algumas dicas práticas:

1. Coloque os copos e jarras em uma bandeja perto do filtro de água, seja numa prateleira, seja no armário;

2. As colheres e utensílios para cozinhar devem ficar próximos ao fogão. Barras de inox e ganchinhos podem ajudar a ganhar espaço e deixar a bancada livre;

3. Eletrodomésticos usados diariamente podem ficar em cima da bancada;

4. Mantenha um escorredor de pratos ou uma esteira para a louça lavada, pois a bagunça parece estar maior com a pia cheia de louça suja. Guarde a louça diária em armário próximo à pia, o que facilita após a lavagem;

5. Não empilhe pratos, pois eles podem trincar e dificulta na hora de pegá-los. Invista em organizadores aramados para separar os pratos e louça. Os aramados são peças coringas em qualquer cozinha. Além de proteger a louça, otimizam o espaço no armário;

Aramado_cozinha_pratos

Antes

Aramado_cozinha_pratos

Depois

6. Aproveite bem os espaços entre as prateleiras. Os aramados suspensos são ideais para essa função. Suporte para taças e xícaras e prateleiras aramadas ajudam a criar espaço para organizar alimentos e utensílios. E o melhor: são muito fáceis de instalar… é só encaixar!

suporte_aramado_suspenso

7. Nas gavetas, use separadores de talheres para garantir facilidade e rapidez na hora de pegá-los;

8. Utensílios, enfeites e louças pouco usadas devem ser colocados em prateleiras ou armários mais altos;

9. Itens do café da manhã podem ficar juntos em uma bandeja, no armário ou na geladeira;

Geladeira_organizador

10. Alimentos consumidos no dia a dia podem ficar em potes herméticos, em local de fácil acesso;

11. Alimentos estocados devem ser armazenados em prateleiras e armários mais altos e separados por categorias (doces e salgados, enlatados, bebidas), observando a data de validade: os que vencem primeiro devem ficar na frente! Aposte em cestos pequenos, médios e grandes para separá-los. Além da facilidade em localizar os alimentos, a organização evita o desperdício dos alimentos, pois, com tudo no lugar, não há risco de esquecê-los no fundo do armário!

Despensa-Prat-K_cesto

12. A geladeira também deve ser organizada: na primeira prateleira, coloque os alimentos derivados do leite e nas prateleiras seguintes os alimentos abertos ou para consumo imediato, incluindo as sobras de comida; mas, os alimentos devem ser guardados em potes com tampa e nunca em panelas ou latas. Para separar os alimentos, latas, caixas de suco, use bandejas acrílicas na geladeira e prateleira aramada no freezer. Dá certo!

Aramado_Freezer

Antes

Aramado_freezer

Depois

Fotos: Triorganizada e Prat-K.

Organizadores: Casa+Prat-k.


Este post foi publicado no Blog da

 logo-casa-mais-prat-k

triorganizada
fabiana@triorganizada.com.br

Fabiana Machado.
Consultora em organização.