Triorganizada | Como organizar sua viagem de carro?
53
post-template-default,single,single-post,postid-53,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Como organizar sua viagem de carro?

Tranquilidade é tudo o que se deseja ao fazer uma viagem, principalmente se for de carro! E a organização é fundamental para garantir a viagem tranquila.

Revisar o carro, verificar roteiro, trajeto, paradas, abastecimento, hospedagens – no caminho e no ponto de chegada – são indispensáveis. Mas, alguns detalhes também são importantes para que toda a viagem possa ser feita da melhor forma possível…

ORGANIZANDO AS MALAS

Uma semana antes, já comece a separar roupas e objetos pessoais. Faça um check list para conferir antes de sair para viajar. Envolva as crianças, pedindo para separarem os brinquedos e pertences mais importantes, que caberão no porta-malas e poderão ser usados para brincadeira e distração durante a viagem.

arrumando_a_mala

Foto: Google

Faça as malas no dia anterior (ou antes se, nesse dia, tiver outras atividades), pois, na correria, objetos podem ser esquecidos de última hora. Itens de primeiros socorros também devem ser levados.

Sacos plásticos servem para acomodar os sapatos, roupa suja, lixo e produtos líquidos como shampoos, cremes e perfumes, evitando que eventual vazamento suje as roupas, malas e, quiçá, o próprio carro! Servem também para o caso de alguma indisposição…

Ao transportar ternos e roupas de festa em cabides, assim como as roupas de cama e banho, aposte em capas de plástico. Embora não sejam indicadas para guardar as roupas no armário (pois o plástico não permite a ventilação), o plástico protege a roupa de qualquer sujeira no transporte.

Se a viagem requerer pernoites na estrada, faça uma pequena mala com roupas e objetos a serem usados apenas naquela ocasião, evitando ter quer retirar e abrir todas as malas para usar apenas uma peça. Coloque a mala em local de fácil acesso no porta-malas.

ALIMENTAÇÃO

Pense na alimentação que será consumida durante o percurso e dê preferência a alimentos mais leves e práticos. Para as crianças, evite as latas e opte por garrafas plásticas com bico ou caixinhas com canudos. Bolsas térmicas ajudam a preservar os alimentos do calor. Evite comer com o carro em movimento.

DOCUMENTOS

Providencie e separe todos os documentos necessários: identidade, cartão de crédito, dinheiro (de preferência trocado), moedas, talão de cheques (embora não seja mais comum, é melhor usar todos os recursos!) e a carteira do plano de saúde. Se as crianças não tiverem carteira de identidade, leve a certidão de nascimento, pois é obrigatória a identificação da criança mesmo que acompanhada dos pais ou responsáveis. Há hotéis que não aceitam a hospedagem de crianças sem a identificação. Descobrir isso só quando chegar lá, depois de horas na estrada, não será nada agradável…

Se for atravessar fronteira para outro país, verifique a necessidade de passaporte, visto e o trâmite para atravessar a aduana (autorização para o carro – principalmente se for carro financiado – e declaração de propriedade de equipamentos eletrônicos). Mesmo com o passaporte, não dispense a carteira de identidade, pois há países que exigem (principalmente do Mercosul) e há passaportes que não têm a filiação.

Passaporte_Mercosul

Foto: Google

Com essas dicas, sua viagem estará organizada e pronta para seguir! E lembre-se de usar o cinto de segurança durante todo o trajeto, inclusive – e principalmente – nas crianças. Ainda que elas fiquem impacientes, não negocie! Assim, além de organizada, a sua viagem será segura!

 

triorganizada
fabiana@triorganizada.com.br

Fabiana Machado.
Consultora em organização.