Triorganizada | Como organizar objetos de valor sentimental?
16183
post-template-default,single,single-post,postid-16183,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Como organizar objetos de valor sentimental?

A japonesa Marie Kondo defende em sua “Mágica da arrumação” que o último item a ser organizado são os objetos com valor sentimental.

Realmente, itens como presentes, heranças e lembranças de lugares ou pessoas queridas são os mais difíceis na hora de organizar. Não são necessariamente úteis ou bonitos, mas você não consegue descartá-los, não é mesmo?

Como diz Francine Jay, no livro Menos é mais, “não importa o valor que eles tenham, o sentimento basta para dificultar a despedida de alguns objetos. Mas, a ironia é que talvez você nem sequer tenha escolhidos trazê-los para a sua vida.”

Então, o que fazer com lembrancinhas de aniversário, casamento ou da família, objetos deixados de herança e souvenir de lugares que, às vezes, você nem visitou? Eles precisam mesmo ficar guardados?

Se o objeto realmente tem valor sentimental, principalmente decorrente de herança, você pode colocar em destaque como peça decorativa ou pendurar na parede, aproveitando o espaço e livrando os armários e mesas. Mas, é necessário estabelecer um limite para não acumular objetos que acabam sendo jogados ou ficam abarrotados um por cima dos outros, não cumprindo a sua finalidade.

Sejamos sinceros: ninguém quer ser lembrado no meio de um monte de bagunça ou cheio de poeira! E muito menos esquecido no fundo de uma gaveta ou armário!

Selecione alguns objetos, poucas peças e, quanto às outras, tire uma foto do objeto, fazendo um álbum digital e aproveitando para contar a história daqueles momentos. Assim, você eterniza o momento e se livra dos excessos.

E os presentes que você ganhou, mas não gostou e você não conseguiu trocar ou não pode usar, também não precisam ficar guardados. Quando você recebe um presente, o objetivo já está cumprido: alguém quis lhe agradar e você se sentiu feliz e grato por isso. Então, não tenha medo de desapegar se você não for usar o presente e guarde a lembrança e o sentimento pela pessoa querida que te presenteou.

Confira aqui os livros que te ajudarão a desapegar e organizar os objetos memoráveis.

O QUE VOCÊ QUER DEIXAR DE HERANÇA?

Você planeja passar alguns objetos de família adiante? Mas, será que os seus filhos ou parentes realmente querem? Pode parecer cruel, mas é bem provável que não…principalmente nos dias de hoje em que as pessoas estão cada dia mais práticas.

Então, faça da organização parte do planejamento da sua herança. Ou você prefere que as suas coisas fiquem guardadas ou jogadas acumulando poeira? Pense nisso!

triorganizada
fabiana@triorganizada.com.br

Fabiana Machado.
Consultora em organização.